domingo

LA FONTAINE DE MARS

Devo confessar que o facto de Barack Obama ter lá almoçado com a família, aquando da sua visita a Paris, em Junho, não foi um factor decisivo para testar este restaurante, que está nos guias como muito boa opção. Mas, de facto, o presidente americano foi bem aconselhado.

A rue Saint-Dominique é uma artéria de comércio interessante, sem grande sofisticação mas com muita autenticidade parisiense. Fica na zona próxima da Torre Eiffel, perto das clássicas Vaugirard e de Grenelle, uma área de embaixadas e ministérios. O restaurante "cai que nem uma sopa" no ambiente do bairro, ao lado de uma fonte que dá graça ao local. O espaço é bem decorado, sem pretensões ostensivas, com uso de áreas exteriores nestes dias de Verão. O pessoal é impecável de simpatia, vestido com rigor, atento às mesas, com sugestões oportunas... e nem sempre as mais caras, como frequentemente acontece.

A cozinha é soberba, bem apresentada, embora a lista regular não seja longa - o que, cada vez mais, me parece uma qualidade. E as especialidades do dia, que variam muito, vêm na "ardoise", como é de regra. Como bistrot parisiense tradicional, tem os pratos mais ou menos óbvios para uma cozinha muito Sudoeste, mas apresenta-os com grande qualidade, em mesas de pano e guardanapos aos quadrados vermelhos e brancos, num velho estilo que se está a perder. A entrada - boa sugestão do dia - deu alegrias ao meu colesterol, que, depois, rejubilou com outra escolha, como prato principal. Boas sobremesas, para cumular o "pecado". O vinho (lista extensa, com alguns preços razoáveis) acabou por ser de "pichet", porque a crise está para todos, mas a sugestão do empregado, perante a minha hesitação, foi excelente.

Vou voltar, claro, embora o fim próximo da esplanada, com a chegada do Outono, deva tornar o espaço pequeno e, por isso, com necessidade de reserva bem antecipada. Estacionamento... esqueçam!


LA FONTAINE DE MARS
Endereço: 129, rue Saint-Dominique, 7ème Arr.
Telefone: 01 47 05 46 44
Metro: Ecole Militaire
Encerramento: não fecha

quinta-feira

LA SAFRANÉE SUR MER

Um tesouro para produtos do mar, no seio do quartier de La Défense, dirigido pela simpatia e profissionalismo de Victor Ferreira, um português que soube criar, num ambiente inesperado, uma casa de bom gosto e melhor gastronomia.

A especialidade é o peixe, sempre de grande qualidade, escolhido pelo proprietário, que é, aliás, o melhor guia para uma boa refeição. Uma aliança hábil entre a qualidade da restauração francesa e o toque de alguns produtos portugueses é a chave para o sucesso deste restaurante. Na visita que fiz, um vinho branco ribatejano, da safra biológica de Rogério Vieira, foi a proposta, excelente, feita pelo proprietário.

Fechado à noite, este espaço proporciona, frequentemente, a possibilidade de utilização de uma magnífica esplanada ao ar livre, no eixo imbatível com vista para o Arco do Triunfo e para o Arco de La Défense.

Informe-se pelo telefone ou pelo respectivo site sobre as melhores opções em termos de transporte e estacionamento.


LA SAFRANÉE SUR MER
Endereço: 12, place des Reflets, Coubevoie, La Défense
Telefone: 01 47 78 75 50
Metro: La Défense
Encerramento: jantar e fins de semana

terça-feira

ST. JAMES

É um hotel, numa espécie de "ilha" urbana, no seio do XVIème, o mais reservado bairro de Paris. Mesmo ao lado da Embaixada de Portugal. Recordei-me que já lá tinha estado, há mais de 10 anos, a proferir uma daquelas conferências que, para os oradores, acabam por se se tornar bastante difíceis depois de uma boa refeição.

Voltei lá hoje à noite, a convite de um amigo, num jantar cuja tipologia se pode situar entre o oficial e o privado. O espaço é magnífico, com ar de clube inglês, embora a tenda exterior em que o repasto decorreu dificilmente pudesse ser montada em Londres, já num final de Agosto, sem garantia de evitar uma constipação.

O serviço é excelente, bem atento à clientela. O vinho, cujo nome me escapou, foi soberbo. A comida era de boa qualidade, embora sem deixar marcas eternas na memória gastronómica.



HOTEL SAINT JAMES
Endereço: 43, avenue Bugeaud
Telefone: 01 44 05 81 81
Metro: Porte Dauphine
Encerramento:

segunda-feira

LE BEAUJOLAIS D'AUTEIL

Uma das boas experiências que tenho tido, em matéria de bistrots parisienses. Está situado numa esquina, junto à Porte d'Auteil, excelentemente servido por metro. Tem uma esplanada simpática, embora um pouco sobre a rua. O ambiente é elegante, do tipo XVIème, embora menos "bling-bling" que o Flandrin, por exemplo. Por detrás, fica a famosa villa Montmorency, o mais vetusto condomínio fechado de Paris, onde moram Carla Bruni, Sylvie Vartan e "tutti quanti".

É um restaurante criativo, com pratos bem apresentados e, no que se provou, de grande qualidade. O serviço é atento e os preços não são exagerados. Boa lista de vinhos, embora as escolhas em "pichet" ou ao copo sejam limitadas, ainda que de qualidade. Já era uma casa com tradição, mas recebeu uma recente remodelação e tem hoje um chefe premiado, que lhe tem dado destaque nas colunas gastronómicas parisienses. Vou voltar.


LE BEAUJOLAIS D'AUTEIL

Nome do restaurante:
Le Beaujolais d'Auteil
Endereço:
99, Boulevard de Montmorency
Telefone:
01 47 03 56
Metro:
Porte d'Auteil
Dias de encerramento:
Nunca