quarta-feira

LE FLANDRIN

Numa antiga estação de caminhos de ferro nasceu este restaurante do XVIème parisiense, com um toque sofisticado, às vezes a puxar para o chique pateta, a condizer com alguma fauna da bairro. A esplanada é do melhor que se pode encontrar na zona, deliciosa em dias de sol. O serviço é condizente, marcado pela frieza cordial deste tipo de casas. Infelizmente, a comida é apenas razoávelmente boa. Repito: vale pelo ambiente.

LE FLANDRIN

Endereço: 4, place Tattegrain
Telefone:(01) 45 04 34 69
Metro: Avenue Henri Martin
Dias de encerramento: Não fecha

sábado

FLEUR DE SEL

Um ambiente simpático, neste restaurante situado perto do cruzamento do boulevard de Montparnasse com a rua Vaugirard. Foi uma boa experiência, não obstante a apresentação "plástica" da lista não o prenunciar. Tudo o que se provou esteve à altura, talvez com uma ligeira excepção. As sobremesas, então, estavam espectaculares. A carta de vinhos, infelizmente, ficou àquem do que seria expectável, mas esta parece ser a sina de restaurantes de bairro, com uma clientela menos exigente.


FLEUR DE SEL
Endereço: 32, boulevard Montparnasse
Telefone: (01) 45 48 52 03
Metro: Falguière
Encerramento: sábado ao almoço e domingo

sexta-feira

LE STELLA

É aquilo a que se costuma chamar uma casa de confiança., considerado um clássico de Paris. Bem situado, no eixo da avenue Victor Hugo, oferece frutos de mar de grande qualidade, para além de um menu francês tradicional de "brasserie". O ambiente é solto, dá para grandes conversas e o pessoal é simpático, escapando àquela sobranceria pateta que afecta muitos serviços em França. Os preços não são a parte mais simpática da experiência, mas é preciso ter em conta que se está no coração do "seizième". Ah! e não reservam...


BRASSERIE LE STELLA
Endereço: 133, avenue Victor Hugo
Telefone: 01 56 90 56 00
Metro: Victor-Hugo
Dias de encerramento:

domingo

LA TABLE D'ADRIEN

Adrien é o cognome francês do sr. Adriano, um português bragançano que se afeiçoou a Paris há vários anos e que, com a sua mulher D. Judite, depois de outras experiências, aportou há menos de um ano ali perto da Opéra, não muito longe do Harry's Bar.

A especialidade da casa são os "foie gras", magníficos, diferentes e "colesterol friendly" (isto é, adorados pelo mau colesterol...). E óptima carne. O cliente não deve perder tempo a olhar o décor, aliás pontuado por caixas de belas cepas francesas, que se degustam com prazer (era muito bom o "vin maison"). E atenção às sobremesas: uma "tarte poire et chocolat" ficou-me na memória gustativa.


LA TABLE D'ADRIEN
Endereço: 9, rue Volney
Telefone: 01 42 61 00 44
Metro: Opéra
Encerramento: Jantares e domingos